Raposa Serra do Sol

Raposa Serra do Sol
Terras de Makunaima

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos fazem protesto contra a violência


Neuraci Soares


Alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizaram manifestação contra a violência no Campus Paricarana, no final da tarde ontem. O movimento teve objetivo de chamar atenção da administração da instituição e da sociedade em geral para os casos de violência que vêm sendo registrados no local.

Gilmara Lima Pereira, estudante do curso de sociologia e uma das coordenadoras da manifestação, disse que os alunos não aguentam mais a insegurança dentro do campus e depois da agressão vivida pelo estudante de mestrado e funcionário da instituição Valdinei Fortunato, 32, no último dia 17, não poderiam ficar calados.

Gilmara informou que, além dos alunos de sociologia, participaram da manifestação, estudantes de letras, história, comunicação social, direito, entre outros. O movimento contou com a distribuição de panfletos contra a violência e racismo, exposição de cartazes e fechamento por alguns minutos da guarita da entrada principal da universidade.

Os alunos lembraram também de outros casos de violência vividos dentro do campus. “Temos uma aluna do curso de letras que passou por sérios constrangimentos causados por um dos guardas que prestam serviço na guarita ao ser assediada por ele, sendo usados termos constrangedores em público”, relata Gilmara.

O caso, segundo a coordenadora da manifestação, foi denunciado por escrito à direção da universidade, mas, até o momento, nenhuma medida foi tomada. “Não podemos aceitar fatos como esse. O guarda ficou chamando a aluna de gostosa e outros termos vulgares e ninguém faz nada”, questionou Gilmara.

A discriminação foi outro fator relatado na manifestação. Segundo os alunos, as pessoas que entram na UFRR a pé ou de bicicleta são sempre abordadas pelos guardas, mas quem entra de carro ou moto não precisa se identificar. “Por que essa discriminação. Parece que só quem é pobre é bandido”, expressa, indignada, a aluna de sociologia.

UFRR – O reitor da UFRR, Roberto Ramos, informou, por meio da assessoria de comunicação, que toda manifestação dentro da ordem é bem vinda, tendo em vista a universidade ser um local onde se fomenta a liberdade de expressão e luta de direitos.

Sobre a reclamação encaminhada pela aluna de Letras sobre possíveis constrangimentos causados por um guarda da vigilância da instituição, a assessoria de comunicação informou que as medidas cabíveis estão sendo tomadas, mas que a instituição necessita juntar provas para respaldar qualquer medida, mas que, mesmo assim, já teria feito uma recomendação à empresa prestadora de serviços de segurança no que tange ao comportamento dos seus funcionários.



Publicada no no Jornal FOLHA de Boa Vista no dia 23/11/2010
http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=98566



Apenas lembrando que durante o Protesto o reitor ou algum pro-reitores se amnifestou, e a nota de esclarecimento lançada pela UFRR, foi mais uma vez repetida, sem nenhuma alteração.
Alex Makuxi


Nenhum comentário: