Raposa Serra do Sol

Raposa Serra do Sol
Terras de Makunaima

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Aviso de morte: A Realidade do Povo Guajajara em MT

Como em quase todos os estados brasileiros, o extermínio dos povos indígenas acontece na frente dos olhos de quem quer ver. Parecendo uma guerra étnica, financiada pelo próprio governo. A dizimação dessa população começou há mais de 511 anos e até hoje ainda existem os chamados bandeirante, também conhecido como Jagunços.

No estado do Mato Grosso, a Aldeia Guajajara, no município de Claudia poderá desaparecer, caso nenhuma atitude for tomada. Ameaças continuas acontecem, e o pior é que os fazendeiros, como em muitos casos brasileiros, estão acompanhado pela Polícia.

Em maio de 2011, moradores da aldeia Guajajara, foram surprendidos por fazendeiros, jagunços e policias, que segundo o povo da aldeia, a polícia queria atirar neles. Não é de se surpreender, pois no estado vizinho acontece o mesmo, em Roraima também foi do mesmo jeito, e por ultimo na Bahia. Nas últimos meses, o serviço da polícia, tem sido cumprir mandatos policias criminosos, e a FUNAI, instituição ao qual cabe proteger os povos indígenas pouco tem feito.

A guerra contra os povos Indígenas é um aviso, de que o que era pra ser tratado como um caso de políticas públicas, é tratado com a polícia. O Estado brasileiro que devia demarcar todas as Terras Indígenas em até 5 anos após a promulgação da Constituição, não tem se esforçado o mínimo.

O desespero da Aldeia Guajajara, é que no próximo dia sete, terá uma audiência, a pedido dos Fazendeiros, que dizem que a terra pertence a eles, e querem a reintegração de posse. Caso isso aconteça será a maior prova que um novo Descobrimento virá acontecer, e antes as armas usadas eram espadas, canhões. Hoje os Invasores usam armas compradas com dinheiros públicos, coletes comprados com dinheiro público. Mas o objetivo é o mesmo: Matar os índios e ocupar a terra deles.

Não é possível que ninguém veja isso, onde está o MP-MT, o MPF e a FUNAI?, acontecendo absurdos contra a população indígena e ninguém faz nada? Não apenas tiram o direito a Terra, como também o direito a educação, a saúde e o Pior o direto a Vida.

Nós ainda estamos aqui para defender o que é Nosso Não Importa o que eles vão dizer prá incriminar a Gente.

Estamos aqui pro que der e vier eles tem que aprender a nos respeitar. Sei que inúmeras aldeias sofre o descaso Da Funai que Foi criada para defender Nós Índios mais não estão fazendo nada, até quando iremos ser atacado pelos Brancos?

Até quando eles vão Ficar Matando Índios Inocentes? Até quando eles vão querer Ficar Roubando Nossas Terra ?

Eu Particularmente To indignada Isso tem q ter um Fim. E que esse fim tem que ser Nós Lutando pelos Nossas terras pelo nosso Povo.


Por:

Josyhanny Gujajara

Nenhum comentário: