Raposa Serra do Sol

Raposa Serra do Sol
Terras de Makunaima

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA E IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA EM RORAIMA

Nos dias 25 a 27 deste mês a Universidade Federal de Roraima, por meio do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena esteve Promovenvo o Seminário Nacional de Educação Superior Indígena e o XV Seminário Estadual de Formação Superior Indígena de Roraima. Contou com aproximadamente 500 pessoas de diversas instituições de Ensino, lideranças, acadêmicos e profissionais indígenas . O tema do seminário foi : “Consolidando uma política nacional de educação superior indígena” . Entre as pessoas que estavam presentes, tivemos André Luiz de Figueredo Lázaro da SECAD/MEC , Maria Helena de Souza Fialho da FUNAI, Rita Gomes Potiguara da UECE/CNE, Francisca Novantino “Chiquinha Pareci” da CNPI/CEEEI/MT, Gersém Baniwa e mais alunos de Diversas Instituições.

Entre as discursões do Seminário vale citar : Diretrizes da Licenciatura Intercultural, Formação Superior em Gestão Territorial Indígena, Ações Afirmativas e o Acesso de Indígenas no Ensino Superior , Responsabilidades Institucionais de Financiamento, Novas demandas de Cursos Superiores para Indígenas e Demandas Indígenas para Pós Graduação.

O seminário teve aconteceu no prédio do Programa de pós graduações em Recursos Naturais-PRONAT-UFRR, e teve o encerramento na Comunidade Indígena Taba Lascada a 30 quilometros de Boa Vista. No encerramento tivemos dança, comidas, e bebidas tradicionais.




Alex Makuxi

Nenhum comentário: