Raposa Serra do Sol

Raposa Serra do Sol
Terras de Makunaima

quarta-feira, 28 de julho de 2010

ABIN DIZ QUE:” Índios querem Estado independente em Roraima”

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de Boa Vista (http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=91299#),de autoria de Mateus Leitão Leonardo Souza, a Agencia Brasileira de Inteligencia- ABIN, revelou preocupação com a criação de um Estado indígena independente em Roraima, “com apoio de governos estrangeiros e ONGs”.
Que segundo a Folha de Boa Vista, a Folha de São Paulo teria tido acesso a esse documento, que teria sido enviado pelo serviço secreto ao GSI ( Gabinete de segurança Institucional) nesse ano. No qual, segundo o texto enviado, dizia os povos indígenas do Estado teriam o desejo de “autonomia política, administrativa e judiciária”.
E segundo a Folha de Boa Vista, a ABIN acredita que possa existir milicias armadas “Revólveres e espingardas foram encontrados e teriam sido contrabandeadas da Venezuela e da Guiana.”

Agora, vem meu questionamentos quanto Indígena, se existe essa possibilidade afirmada pela ABIN, qual o Papel do Exército dentro das Terras Indigenas, que aqui em Roraima, Temos a Terra Indígena São Marcos, dentro dela está um Pelotão especial de Fronteira, Na Raposa Serra do Sol, tem um outro Pelotão de Especial de Fronteira , Da Terra Indígena Yanomami, também . Então algum destes orgãos tem falhado no seu Papel. Se ha contrabando de armas, não tem uma instituição para com isso ???
Eu como indígena desconheço tal afirmação, assim como foi Colocado pelo Conseho Indigena de Roraima-CIR, Buscamos sim, nossa autonomia. Mas não da forma como foi colocado.

Nenhum comentário: